Por que escolher a educação on-line?

Trabalho no mundo da educação on-line há quase 10 anos. As questões que as pessoas mais me perguntam são: “Por que Educação On-line?” e “Esta é uma boa forma de educação para meu filho ou aluno?” Eu trabalho com tecnologia em educação por quase 40 anos, vi o poder da tecnologia criar ambientes de aprendizagem onde os alunos simplesmente florescem. Claro, eu também vi onde a tecnologia não fez diferença na educação, mas, honestamente, isso é quase 100% devido a um treinamento fraco de professores e um planejamento de implementação ruim.

Há mais de vinte anos atrás, o momento era certo para o nascimento da educação on-line, tínhamos a tecnologia em termos de hardware e conectividade, tínhamos a capacidade de produzir cursos que iriam capturar a atenção do aluno e os ajudar a aprender. Foi criado um ambiente onde os alunos podem escolher: quando eles aprendem, onde aprendem, em que ritmo que aprendem, e por qual caminho eles poderiam optar por aprender, estudo personalizado. E o papel do professor foi redefinido, ao invés de apenas estar na frente da sala de aula, para o papel de instruir estudantes individualmente através de seus cursos usando uma variedade de ferramentas disponíveis para eles, na educação on-line, o professor é um componente crucial para uma fórmula vencedora na aprendizagem.

No decorrer do tempo o ensino on-line mostrou-se como uma opção viável para os alunos, devido a personalização e praticidade. Vários estados dos Estados Unidos formaram escolas virtuais estaduais, onde os alunos podem fazer um curso virtual ocasional para substituir seu curso padrão em sua escola tradicional. Atualmente temos centenas de milhares de estudantes dos EUA que só fazem seus cursos on-line, eles não frequentam escola tradicional.

A próxima pergunta é se a Educação Online é para todos?

Pessoalmente, acho que quase qualquer aluno pode aprender on-line desde que ele seja direcionado para programa certo, no entanto, não estou dizendo que a internet deve substituir todo o ensino tradicional. Eu sou um grande fã do sistema tradicional e reconheço seu tremendo valor e responsabilidade.

Fazer um curso on-line requer um tipo diferente de trabalho da parte do aluno, é importante que haja alguma organização e disciplina vindo do aluno são componentes que garantem o sucesso.

O ensino on-line veio para ficar, nos EUA e em todo o mundo e continua crescendo em ritmo acelerado. Alguns educadores acreditam que dentro de alguns anos mais de 50% dos cursos do ensino médio dos EUA terão uma opção on-line para estudantes. Em alguns estados dos EUA, os alunos devem fazer um curso on-line para obter o diploma do ensino médio. Quase 100% das faculdades e universidades norte-americanas têm programas on-line para seus alunos.

Um benefício secundário do aprendizado on-line do ensino médio está no processo de candidatura para faculdades ou universidades dos EUA. Faculdades e universidades dos EUA valorizam quando um aluno fez pelo menos um curso on-line, mostra que os alunos estão prontos para enfrentar a vida universitária e o mundo do aprendizado independente.

Para resumir, o ensino on-line provou-se uma opção bem sucedida dos estudantes de rede pública dos EUA. Agora vemos a comunidade global buscando rapidamente opções de ensino on-line para ajudar seus próprios alunos. Nós, da Genium High School, usamos a educação on-line como parte do nosso programa de dupla certificação nos EUA e está se provando uma maneira muito bem-sucedida para que os alunos dominem os materiais. Nós também usamos isso para ensinar inglês e outros assuntos avançados.

Andy Ross