FAQ

1O que é o Programa de Dupla Certificação?
É um programa da Genium High School, com parceria da K-12 , que permite que alunos brasileiros se formem no Ensino Médio com diploma duplo (brasileiro e americano), através de um complemento de aulas online.
2O curso é 100% online?
Sim, todo o conteúdo é online, incluindo as provas. Não há material impresso para nenhum dos cursos.
3Qual a duração do curso todo?
O ritmo de estudos é o aluno quem faz, o ideal é que o aluno dedique aproximadamente 3 horas por semana para terminar cada matéria em aproximadamente 6 meses.
4Alunos do 3° ano do Ensino Médio podem entrar no programa?
Sim. Alunos do 2° e 3° anos podem entrar no programa e cursar mais de uma matéria por vez para concluir o programa juntamente com o Ensino Médio brasileiro. Caso o aluno não tenha interesse em cursar uma universidade nos Estados Unidos, o aluno pode concluir o Ensino Médio brasileiro e continuar cursando o programa sem precisar aumentar o ritmo de estudos.
5Sou ex-aluno de um colégio parceiro, posso entrar no programa?
Sim, ex-alunos incluindo os que já estão cursando uma universidade no Brasil, com idade até 21 anos, também são bem vindos no programa.
6Quantas matérias preciso cursar?
Geralmente são apenas 5 matérias: Economia (1 módulo), História Americana (2 módulos), Governo Americano (1 módulo) e Technology ( 1 módulo). Dependendo da convalidação do currículo do colégio, outras matérias podem ser adicionadas ao pacote.
7Existem outras matérias que eu possa cursar, além das obrigatórias?
Há uma infinidade de cursos extras que o aluno pode optar por cursar, com carga horária e pagamento à parte.
8O que acontece com as matérias restantes?
Haverá uma convalidação da grade curricular do seu colégio com a Genium High School,todas as notas obtidas nas disciplinas que você estuda no Brasil, serão automaticamente traduzidas para o seu diploma americano, como se você estivesse estudando nos dois países ao mesmo tempo.
9Como posso fazer parte do programa?
Primeiramente é necessário que você estude em um colégio parceiro da Genium High School. Se o seu colégio já é parceiro, basta fazer o cadastro online e seguir as orientações para matrícula. Se o seu colégio ainda não faz parte do projeto, indique o programa para o seu colégio!
10Preciso ser fluente no Inglês para participar?
Não. Todos os alunos que começam o programa fazem um teste de proficiência em Inglês. De acordo com a nota do teste, encaminharemos o aluno para o nosso próprio curso de Inglês, no qual ele fará um ou dois módulos, até que esteja apto a iniciar as matérias obrigatórias.
11Existe uma data exata para matrículas?
Não. O aluno pode se matricular a qualquer momento e poderá iniciar o curso logo após o pagamento da taxa de matrícula.
12Como são as aulas? São apenas vídeo-aulas ou poderei falar com o professor?
Assim que é definida a matéria que o aluno vai cursar, designa-se um professor para esse aluno que irá acompanhá-lo durante toda aquela matéria. O aluno entrará na plataforma para fazer exercícios e estudar o conteúdo a disposição dele a qualquer momento. Os professores possuem horários determinados de plantão e estão disponíveis para agendamentos individuais dentro da necessidade de cada aluno, basta combinar previamente.
13Quais são os pré-requisitos para entrar no curso?
É preciso estudar em um colégio parceiro, estar cursando a partir do 8° ano do Ensino Fundamental II, possuir acesso a computador com internet e microfone.
14Existe alguma interação com outros alunos?
Sim, parte da proposta é que os alunos se comuniquem e possam vivenciar uma pluralidade cultural. Dentro da plataforma há fóruns de discussões nos quais os alunos precisam entrar com regularidade para postar tarefas e discutir assuntos. Além disso há Live Lessons – aulas ao vivo, nas quais alunos do mundo todo entram juntamente com um professor para assistirem a uma aula em tempo real e discutir temas pertinentes a matéria.
15Os pais podem acompanhar o que estou fazendo dentro da plataforma?
Sim, os pais também recebem um login e senha que é ligado ao do aluno, podendo assim acompanhar o desenvolvimento e ainda, acessar as tarefas que foram entregues aos professores.
16É possível reprovar em uma matéria?
Sim, principalmente por falta, ou descumprimento do período estipulado para terminar o curso. No início da matéria, o aluno é quem coloca a data de conclusão da matéria. Quando o prazo não é cumprido ele pode ter seu usuário cancelado e uma taxa extra pode ser pedida para a conclusão do curso. Quando um aluno encontra dificuldades com a matéria, os professores oferecem exercícios extra e conteúdos a mais para que ele possa atingir excelência no curso.
17Posso adiantar meus estudos aos finais de semana ou no período de férias?
É claro que sim. Você pode acessar a plataforma de qualquer dispositivo com internet, portanto pode fazer as aulas inclusive quando estiver viajando. E também é muito importante avisar ao professor quando você não puder entrar na plataforma para fazer seus exercícios, caso você esteja em semana de provas no colégio por exemplo. Existe a possibilidade de o aluno não estudar por alguns dias, desde que o professor esteja ciente e de que haja um plano para recuperar o tempo perdido.
18Todos os professores são nativos?
Nem todos são nativos, mas todos são profissionais especializados e certificados em suas respectivas disciplinas, e habilitados para lecionar nos EUA.
19Como o curso é pago?
O pagamento é realizado através de boleto bancário.
20Eu pago mais caro se precisar fazer o curso preparatório de Inglês?
Não, o valor do curso é fechado independentemente do aluno cursar ou não o Inglês.
21Como o diploma de High School me ajuda a entrar em uma universidade americana?
Atualmente a concorrência de brasileiros por vagas em universidades americanas vem aumentando, por isso, alunos que já possuem um diploma de Ensino Médio Americano definitivamente apresentam um grande diferencial perante os concorrentes brasileiros. Além disso, possuímos uma equipe de Conselheiros que irão orientar pais e alunos a respeito do processo de admissão nas universidades.
22A assessoria com os conselheiros está inclusa no programa ou é preciso pagar alguma taxa extra?
Está inclusa. Os conselheiros estão à disposição dos pais e alunos, desde o momento em que o aluno começa o curso. Eles podem ser consultados via email ou Skype e irão ajudar desde a escolha do curso, a montagem do dossiê do aluno, a escolha de universidades, melhores bolsas, até o processo de matrícula.
23Qual o reconhecimento do diploma?
O diploma é reconhecido em qualquer parte do território americano e será aceito em qualquer universidade, em nível de igualdade a qualquer diploma tirado presencialmente nos EUA. O diploma emitido pela TIVA - The Independent Virtual Academy - é reconhecido pela AdvancEd - um dos maiores e mais sérios organismos de certificação de qualidade de ensino no Estados Unidos - e pela NCAA - National Collegiate Athetic Association - que lista as entidades educacionais oficialmente reconhecidas para que alunos possam praticar esportes com reconhecimento de créditos de disciplinas cursadas via online.
24É possível adiantar créditos para universidades como no High School dos EUA?
Sim, você pode optar pelas matérias em módulo AP (Advanced Placement). Essa modalidade exigirá uma dedicação maior do aluno, porém adianta créditos para Universidades. Alunos com matérias AP no currículo tem maiores chances de serem aceitos em grandes universidades. Para que um curso em AP seja oficialmente reconhecido, o aluno deve procurar um centro que realiza uma prova presencial específica de AP no Brasil, por sua conta e à parte do curso de High School.