diploma ou certificado

Diploma ou certificado? Qual é a diferença entre eles e qual o melhor para ingressar em uma universidade norte-americana?

Você sabia que o diploma e o certificado são diferentes e podem variar de acordo com seu objetivo? Leia este blog e saiba qual o melhor: diploma ou certificado.

Após longos anos de estudo e dedicação, provas, atividades e inúmeras tarefas, o estudante recebe o tão sonhado diploma, ou certificado, dependendo da instituição. Porém, um diploma não equivale a um certificado. Você sabia?

O certificado de inglês é diferente de um diploma de High School norte-americano. Muitas pessoas costumam confundir diploma ou certificado, porém, eles são diferentes e entender a importância de cada um para seu futuro profissional é imprescindível!

Os dois documentos comprovam a conclusão do curso ou formação, servindo também como porta de entrada para o mercado de trabalho profissional. Entretanto, nem todas as entidades de ensino são aptas a emitir um diploma qualificado, como a Genium.

Abaixo, você confere as principais diferenças entre diploma ou certificado, qual a função de cada um e qual o melhor para seu futuro!

Diploma ou certificado: o que é um diploma?

Um diploma é um documento emitido por instituições com cursos reconhecidos por algum órgão regulador, no Brasil este órgão é o MEC (Ministério da Educação). Normalmente, são emitidos para comprovar a conclusão de um curso. O principal diferencial entre diploma ou certificado é que o diploma permite que o estudante vá além, principalmente se falarmos sobre o diploma de High School norte-americano da Genium com selo Cognia, que é emitido junto a TIVA (The Independente Virtual Academy). /

Diploma ou certificado: o que é um certificado?

Já o certificado atesta a participação em eventos, conferências, palestras e cursos de curta duração, tendo seu registro feito na própria instituição. Diferente do diploma, o certificado não possui a obrigatoriedade de seguir a regulamentação que o diploma segue, e normalmente o certificado possui caráter provisório, grau de complexidade pequeno e pouca duração. 

O certificado é um complemento para o diploma, uma vez que com o diploma original, a qualidade do profissional é reconhecida e admirada. Mas é importante que o aluno se concentre em conquistar o diploma, visto que este é exigido em processos seletivos, oportunidade de ingresso em universidades no exterior e em concorrências.

Quais as principais diferenças entre diploma ou certificado?

Diploma

  • Documento formal, reconhecido pelo órgão regulador do país;
  • Habilita o profissional para exercer sua função na área escolhida;
  • Diferencial de mercado em processos seletivos e possível ingresso em universidades no exterior;
  • Strictu Senso (cursos de mestrado e/ou doutorado).

Certificado

  • Documento informal, que não precisa de reconhecimento pelo orgão regulador do país;
  • Atestar participação em um evento ou curso;
  • Especialização, agregando valor ao currículo;
  • Lato Sensu (cursos de especialização).

Qual o melhor: diploma ou certificado?

Com certeza, o diploma. Este permite ir além, garante benefícios que não se encontram no certificado, tornando o aluno um profissional diferenciado para toda a vida. O certificado é uma opção que demanda menos tempo e oferece um reconhecimento pelo curso ou atividade concluída.

Diploma de High School Norte-Americano da Genium

O diploma de High School Norte-Americano que o aluno recebe logo após a conclusão do High School Genium possui um diferencial único, principalmente em relação ao certificado de inglês das escolas de idioma.

O diploma de High School é creditado com o selo Cognia, reconhecido em todos os Estados Unidos como a mais alta certificação de qualidade de educação virtual. O diploma de High School Genium é aceito em todo o território dos EUA, e reconhecido em todas as suas universidades. O selo Cognia indica que o aluno teve acesso ao melhor da educação durante o High School. Dessa forma, o aluno Genium está muitos passos à frente da competição.

Essa creditação diferencia o diploma de High School Genium, uma vez que com ele, o ingresso para a universidade norte-americana se torna muito mais fácil, aumentando as chances do candidato em processos seletivos. Na Genium, o aluno possui um diploma de High School norte-americano e não simplesmente um certificado de inglês. Um diferencial que levará para a vida toda. 

A escolha certa

Diploma ou certificado é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente na hora de diferenciá-los e saber em qual momento usar cada um. O diploma possui mais recursos e é mais poderoso que o certificado em si, entretanto, isso não exclui a validação da certificação.

Neste tópico, abordamos sobre o diploma de High School Genium. Ele é conquistado através do High School feito no Brasil, pela Genium. Além de receber o diploma de High School ao final do curso, os alunos contam com inúmeros benefícios ao longo de sua jornada: assessoria para possível ingresso em universidades norte-americanas com o Conselheiro Americano, aulas ministradas ao vivo por professores nativos, contato diário com a vivência dos EUA, entre muitas outras vantagens.

E então, que tal dar o primeiro passo para um futuro promissor sem sair de casa? Acesse www.geniumhighschool.com.br/contato-alunos para saber mais sobre a Genium!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email