high school no brasil

High School no Brasil: o que é, como funciona e 5 passos fáceis para ingressar

O High School no Brasil é uma modalidade de ensino que cresce mais a cada dia. Saiba tudo sobre no blog da Genium! 

Aprender outro idioma, tornar-se fluente e fazer um intercâmbio. Nessa ordem ou não, esses são três objetivos muito comuns de pais e alunos brasileiros, que enxergam uma oportunidade para um futuro promissor e uma carreira de sucesso através dos estudos. 

Nos últimos anos, uma nova modalidade de ensino vem ganhando força e destaque. O High School no Brasil é uma opção para estudantes que querem a experiência do intercâmbio sem precisar lidar com a distância e custos do estudante.

Cursar o Ensino Médio norte-americano é o sonho de muitos alunos que desejam vivenciar a cultura dos EUA. Agora, novas instituições implementam esta experiência online, certificando seus alunos com diplomas aceitos em renomadas universidades norte-americanas. Neste blog, você aprenderá tudo sobre o High School no Brasil, como funciona, principais benefícios e como fazer um! 

Como funciona o High School? 

Nos Estados Unidos, o High School é a fase compatível com o Ensino Médio no Brasil. Normalmente, jovens de 14 a 18 anos concluem esta etapa obrigatória de estudos, voltando seus esforços para o ingresso em uma universidade. 

Assim como no Brasil, no High School os alunos começam a procurar por universidades compatíveis com seus objetivos e dentro das possibilidades mais acessíveis. Cursando o High School no Brasil, a chance de conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade norte-americana se torna maior, visto que o High School no Brasil da Genium, por exemplo, é concluído com um diploma norte-americano com selo Cognia válido em todo os  Estados Unidos.

O que é o High School no Brasil?

Através de escolas brasileiras ou instituições de ensino, o número de organizações que oferecem este serviço cresce a cada dia. A princípio, é importante destacar que fazer o High School no Brasil não exclui a conclusão do Ensino Médio comum, mas sim complementa os estudos. Os alunos que optarem pela realização do High School EAD devem combinar os melhores horários para conciliar os estudos obrigatórios.

Assim que o aluno concluir o Ensino Fundamental, ele deve procurar uma instituição de ensino brasileira que ofereça o High School, como a Genium, para dar início ao processo de ingresso. 

Quais as vantagens de cursar High School da Genium no Brasil?

Muitos pais e alunos se perguntam quais os principais benefícios de cursar o High School no Brasil ao invés de optar pela experiência de ir aos EUA. A Genium High School listou as principais vantagens oferecidas aos alunos:

  • Ter dois diplomas, um da instituição de Ensino Médio brasileira e um diploma norte-americano. O diploma da Genium tem selo Cognia reconhecido em todas as universidades norte-americanas. Dessa forma o aluno mantém as portas abertas no Brasil ou no exterior;
  • A experiência norte-americana e o intercâmbio cultural sem sair do Brasil. Na Genium, as aulas são ministradas ao vivo por professores nativos;
  • A conquista da fluência em língua inglesa, já que o conteúdo é totalmente em inglês;
  • A oportunidade de ter a experiência do intercâmbio sem precisar sair de casa, aproveitando os 3 anos de Ensino Médio brasileiro ao lado dos amigos e familiares e cursando o High School.

 O que é preciso para fazer High School no Brasil? Conheça o passo a passo!

Existem algumas etapas a serem concluídas para que os estudantes possam se tornar oficialmente alunos de High School no Brasil. Desde a validação do nível de inglês até a matrícula do aluno em uma instituição de High School, os passos devem seguir o método praticado pela organização escolhida. 

1º passo: quem pode fazer o High School da Genium? 

Antes de pesquisar por uma instituição de ensino que ofereça esse serviço, é preciso verificar se o aluno se enquadra no quesito ano letivo. Isso porque nos Estados Unidos, diferente do Ensino Médio no Brasil, o High School é feito em 4 anos, enquanto nós estamos acostumados com o Ensino Médio feito em 3. Outra diferença é que o ano letivo norte-americano começa em agosto.

Veja a comparação abaixo:

Por isso, para que seja possível o ingresso do aluno no High School norte-americano da Genium, ele precisa se enquadrar no ano letivo correto. Na Genium, nós aceitamos alunos a partir do 8º ano. Saiba mais!

2o passo: teste de nível de inglês

O segundo passo baseia-se em testar o nível de inglês do aluno. Os melhores High School disponíveis para alunos brasileiros têm todo o seu conteúdo em inglês, sendo assim é importante que o aluno tenha algum conhecimento da língua antes de iniciar o curso. 

Dessa forma, a primeira etapa do aluno na Genium é realizar um teste de nível de inglês para orientá-lo e verificar se já está preparado para a primeira matéria. Caso ainda precise treinar mais a língua inglesa, não tem problema algum! 

Na Genium, alunos tem um curso de inglês já incluso que podem realizar antes de começarem a jornada no High School. O High School da Genium é totalmente em inglês, os professores são nativos norte-americanos e ministram as aulas no idioma oficial. 

3o passo: escolha da instituição 

Parece óbvio, mas muitos pais e filhos não sabem por onde começar ou qual instituição oferece o melhor do ensino norte-americano ao aluno. A escolha deve ser feita através de uma escola que ofereça aos alunos o diploma com o selo Cognia (uma das acreditações mais importantes dos Estados Unidos, sinalizando para universidades e para o mercado de trabalho que o aluno teve acesso ao melhor da educação). 

A Genium High School oferece o selo Cognia em seu diploma de High School, além de benefícios extras, como o serviço do Learning Coach e do Conselheiro Americano. Para saber mais sobre, clique aqui

4o passo: orientações sobre as aulas 

Algumas informações básicas devem ser descritas para que os alunos possam criar uma rotina de organização, conciliando os estudos do High School online com o Ensino Médio brasileiro:

Qual a carga horária do High School da Genium?

Costumeiramente no High School online não existe um horário pré-estabelecido para realizar o High School. Essa escolha depende da preferência do aluno e da disponibilidade da escola parceira. Na Genium High School, por exemplo, a carga horária é de 450 horas, mas o aluno pode fazer quantas horas quiser e nos dias em que preferir, o curso se adapta até ao aluno mais atarefado. 

No caso das escolas, a escolha varia de acordo com a decisão da instituição. Normalmente, as aulas de High School são feitas no período oposto ao das aulas de Ensino Médio, mas podem também ser inseridas na grade comum. 

Quais são as matérias do High School da Genium? 

Ao escolher o High School ideal é importante prestar muita atenção ao currículo de quem está oferecendo o serviço, muitas vezes o aluno pode acabar realizando matérias a mais que não eram necessárias para obter o Diploma norte-americano. Na Genium, o aluno encontra um currículo obrigatório, exatamente o que ele precisa para obtenção do Diploma com selo Cognia, mas também há diversas eletivas disponíveis para complementar e rechear o seu histórico escolar! 

Na Genium, as matérias obrigatórias são:

  • ESL Path I & II (curso de inglês para quem ainda não tem a proficiência necessária);
  • Economics;
  • United States History I;
  • United States History II;
  • United States Government;
  • Computer Technology (matéria self-study);
  • Fine Art (matéria self-study).

Ressaltando: as matérias sempre devem ser acordadas na relação aluno-instituição ou aluno-escola-instituição. As matérias self-study podem não ser obrigatórias dependendo do currículo da escola brasileira onde o aluno estuda. 

5o passo: realização do curso e orientação para universidade norte-americana

Depois de concluir todos esses passos, é hora de começar a estudar! É válido ressaltar que quanto melhor o aluno organizar seu tempo de estudos, mais eficiência ele terá ao concluir toda a carga horária obrigatória. Nesse tempo, serão feitas aulas, testes e avaliações, até o término do High School.

Na Genium High School, o aluno pode contar com o suporte de profissionais como o Learning Coach, responsável por ajudar o aluno em tudo que precisar durante sua jornada. Também na Genium, o aluno tem a sua disposição o Conselheiro Americano, responsável pela orientação do aluno a um possível ingresso a universidades norte-americanas, uma assessoria completa. 

Quando concluído, o aluno receberá o diploma norte-americano de High School. Na Genium esse Diploma tem o selo Cognia, que sinaliza, por exemplo, em um application para uma universidade de sua escolha toda a competência do aluno e acesso que ele teve ao melhor da educação.

Application: todo o processo realizado para ingresso em universidade nos EUA ou no exterior. 

O High School no Brasil é uma opção extremamente viável para estudantes e pais brasileiros que desejam ter uma experiência completa, mas sem precisar sair de casa, ou de seus colégios. Além do aluno conquistar a fluência em inglês, ele tem contato diário com professores norte-americanos e possui mais chances de um possível ingresso em uma universidade norte-americana.


A Genium High School é uma renomada instituição de High School no Brasil, que oferece diversas possibilidades para que seus alunos possam conquistar um futuro promissor! Se você ficou interessado(a) em saber mais sobre nós e o High School, entre em contato conosco: www.geniumhighschool.com.br/contato-alunos

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email